Governo Lula vê Escudo das Américas como risco de ação dos EUA na região


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que a declaração do Escudo das Américas — assinada na 3ª feira (22.set.2026) por 15 países, sob liderança dos Estados Unidos — extrapola o combate ao crime organizado e abre brecha para ampliar a influência norte-americana na América Latina. O acordo foi divulgado à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Leia a íntegra (PDF – 365 kB).
A leitura no Palácio do Planalto é de que o texto é muito grave e funciona como porta de entrada para uma reedição da doutrina Monroe. Há o entendimento de que o crime organizado é só o 1º tema a ser tratado dessa forma, abrindo precedente para Washington interferir em outras pautas estratégicas regionais, como a regulação de big techs, a presença chinesa na infraestrutura local e o controle sobre minerais críticos.
Para o governo Lula, os EUA têm interesse em um resultado eleitoral favorável à direita no Brasil. A pressão comercial dos EUA, a articulação de Flávio Bolsonaro (PL) com autoridades norte-americanas e declarações sobre o pleito brasileiro são sinais das intenções de Washington e, na avaliação do Planalto, uma interferência.
O Poder360 apurou que o risco não é visto no que a declaração diz, mas no que ela sinaliza. O documento tem 3 eixos: econômico, de segurança e de coordenação multilateral. No 1º deles, os signatários se comprometem a proteger as cadeias de suprimento de minerais críticos com base em “fontes diversificadas e confiáveis”.
Para Brasília, esse trecho é o mais sensível. O entendimento é de que, uma vez validado o argumento de que crime organizado é uma ameaça à segurança dos EUA, o mesmo raciocínio possa ser estendido a outras áreas, que poderiam ser enquadradas como ameaças aos norte-americanos:
O Brasil tem a 2ª maior reserva de terras-raras do mundo, atrás da China. Diplomatas avaliam que esse é justamente o tipo de ativo que tende a ser reclassificado como questão de segurança à medida que a doutrina avança. Durante as negociações para tentar evitar o tarifaço, os Estados Unidos pediram ao Brasil medidas para limitar investimentos estrangeiros em minerais críticos – sobretudo chineses.
O precedente citado internamente é o próprio pilar econômico do Escudo das Américas, que já trata a diversificação de fornecedores de minerais como parte da defesa hemisférica – mais de 1 ano antes de qualquer definição prática sobre o tema.
A declaração do governo norte-americano também anuncia a intenção de pedir ao Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos) uma reunião de consulta com base no Tiar (Tratado do Rio), de 1947. Esse é o passo concreto seguinte e deve levar semanas ou meses para avançar.
Enquanto isso, o governo brasileiro trata o tema com cautela e evita associá-lo a um cenário de conflito armado na região.
Não há, nos documentos divulgados até agora, qualquer menção a ação militar contra o Brasil ou a países vizinhos. O instrumental usado para impor a doutrina Monroe tem sido diplomático e financeiro: sanções, bloqueio de bens e restrição de vistos.
Por isso, o governo brasileiro não vê risco de ação unilateral contra o Brasil por parte dos países que assinaram a declaração ao lado dos Estados Unidos. A maioria desses governos mantém boa relação e a avaliação é que devem manter a cooperação bilateral no combate ao crime organizado, independentemente do texto.
A preocupação do Planalto está em outro ponto: ao tratar o crime organizado como questão de segurança nacional, Washington poderia ampliar, no futuro, o uso desse argumento para outras áreas estratégicas. O receio é de que isso abra caminho para medidas mais duras sem passar por mecanismos multilaterais.
Em 15 de setembro de 2026, a Casa Branca enviou ao Congresso dos EUA um relatório anual sobre o tema. O texto afirma que o governo Lula falhou ao confrontar as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho). O documento cobra ação urgente do governo brasileiro, mas o país não é classificado como produtor ou rota de drogas. Leia a íntegra (PDF – 173 kB).
A preocupação é que, ao tratar o crime organizado como problema de segurança nacional norte-americana, Washington abre caminho para o uso da força à revelia do direito internacional. O governo enxerga nisso o mesmo caminho percorrido na intervenção na Venezuela que levou à captura de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda).
Horas antes de a declaração ser divulgada, Lula já havia respondido ao tema na abertura da Assembleia Geral da ONU. Disse que o Brasil tem seus próprios instrumentos contra o crime organizado – caso da Lei Antifacção e da operação Carbono Oculto – e rejeitou qualquer papel externo na segurança das fronteiras brasileiras.
O mesmo raciocínio, segundo avaliação do Planalto, vale para os minerais críticos: qualquer acesso a reservas brasileiras passaria por regras definidas por Brasília, não por Washington.
No discurso, o presidente fez a única menção a Donald Trump (Partido Republicano) sem citar o nome dele. Disse que “não precisamos de porta-aviões vigiando nossas águas” e defendeu cooperação para conter o fluxo de armas e de dinheiro que financia o crime organizado. Segundo Lula, essa é a base de uma proposta que ele entregou pessoalmente a Trump, em Washington – que segue sem resposta dos Estados Unidos.
Antes do discurso na Assembleia Geral, por exemplo, Lula conversou no plenário da ONU com José Antonio Kast (Partido Republicano), presidente do Chile, e Rodrigo Paz (PDC), presidente da Bolívia. O presidente da Guiana, Irfaan Ali (PPP), também.
Fonte: Poder360
Leia também
Segurança“Poder Judiciário que está aí não nos representa”, diz presidente do PT
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, declarou que o Poder Judiciário atual não representa o pensamento da sigla. Ele também atribuiu o momento acirrado das pesquisas eleitorais à crise no Supremo Tribunal Federal. O PT publicou uma resolução afirmando que o STF trava uma 'guerra' e sugeriu mudanças no sistema Judiciário.
SegurançaGoverno Lula vê “Escudo das Américas” como brecha para influência dos EUA
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a declaração do “Escudo das Américas”, assinada por 15 países sob liderança dos Estados Unidos, extrapola o combate ao crime organizado e abre brecha para ampliar a influência norte-americana na América Latina. O Palácio do Planalto entende que o texto é muito grave e funciona como porta de entrada para uma reedição da Doutrina Monroe, abrindo precedente para Washington interferir em pautas estratégicas regionais. Para Brasília, o trecho mais sensível compromete os signatários a proteger cadeias de suprimento de minerais críticos com base em “fontes diversificadas e confiáveis”.
SegurançaLobista amiga de Lulinha pagou servidores de ministério, diz PF
Mensagens apreendidas pela Polícia Federal no celular da empresária Roberta Luchsinger mostram que ela orientou um funcionário a fazer pagamentos a servidores do Ministério do Desenvolvimento Social em 2023. A pasta é comandada pelo ministro Wellington Dias. Os pagamentos ocorreram meses antes de a 3Structure IT, empresa do empresário Cleber Ribas de Oliveira, fechar contratos que somam R$ 50,4 milhões com o ministério.
Mais lidas
- 1Nara Ayres Britto, advogada e filha de ex-ministro, celebra casamento
- 2Filha mata pai cadeirante em Bragança Paulista e transmite crime online
- 3Plataforma Fatal Model busca investidores na XP Expert para expansão
- 4Lula Eleva Herói da Guerra do Paraguai a Marechal Honorífico
- 5PM-GO sob investigação por agressão brutal durante abordagem em Formosa